Projeto de P&D contribui para a Gestão de Podas

Nesta época do ano, os temporais e os fortes ventos podem causar interrupção no fornecimento de energia elétrica, provocando prejuízos para os Consumidores e para as Concessionárias de Energia Elétrica. Um exemplo disto foi a semana passada, onde o Rio de Janeiro passou por uma forte chuva e vários bairros foram afetados pela interrupção de energia.     

Neste contexto, um dos principais transtornos vem das quedas de árvores na rede de distribuição elétrica.

Tendo como ponto de partida este desafio, a CONCERT desenvolveu o SEIVA, uma ferramenta para gestão da poda de árvores para o Grupo ENERGISA. Através de imagens de satélite de alta resolução o sistema identifica o tamanho e saúde da árvore e a sua distância de toque da rede de distribuição, gerando um mapa de risco. E a partir daí, propõe um calendário de poda otimizado, levando em conta os investimentos da área, número de equipes, indicadores de continuidade e prioridades da Concessionária. Esse desenvolvimento fez parte de um projeto de Pesquisa & Desenvolvimento em parceria com a Visiona, empresa do grupo Embraer, responsável pela captura das imagens de satélite.

Telas do Sistema

Para a Concessionária, um dos maiores benefícios do sistema é a melhoria de seus indicadores de DEC e FEC; além da diminuição de retrabalho, maior rapidez na atuação e menor exposição aos fenômenos climáticos com a poda mais eficiente. Também contribui para consolidar a utilização do sensoriamento remoto na operação das distribuidoras.

O projeto já encontra-se em sua segunda fase, denominada VERA – Vegetation Recognition Action, onde serão avaliadas múltiplas formas de sensoriamento remoto ao longo das redes de distribuição e transmissão e, principalmente, a utilização de inteligência artificial para aprimorar a programação das podas com o reconhecimento automático das espécies e da taxa de crescimento da vegetação. Outro ponto inovador é a possibilidade de fazer a fiscalização e auditoria das empreiteiras responsáveis pela poda de forma automática através de imagens capturadas em campo. Também é possível calcular o volume podado.

Reconhecido internacionalmente, o projeto SEIVA foi apresentado agora em janeiro no ASPRS – Annual Conference and International Lidar Mapping Forum (Denver, USA) e em 2018, na Distributech USA e no SENDI – Seminário Nacional de Distribuição de Energia Elétrica.

 

Quer saber mais detalhes do projeto? Clique aqui.

 

Confira no Canal Energia, a matéria que foi publicada recentemnete sobre o SEIVA – Sistema de Gestão de Podas:
http://canalenergia.com.br/noticias/53088933/solucao-tecnologica-da-energisa-otimiza-gestao-de-poda-de-arvores

 

Fontes:

Reportagem G1: https://g1.globo.com/rj/rio-de-janeiro/noticia/2019/02/13/prefeitura-multa-light-em-r-10-milhoes-por-24-mil-interrupcoes-durante-temporal-do-dia-6.ghtml

Matéria sobre o sistema em site americano: https://geospatial.blogs.com/geospatial/2018/02/optimized-vegetation-management-by-an-electric-utility-using-high-resolution-satellite-imagery.html